quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Manifestação - Sexta dia 15/2

Relembramos a manifestação pela defesa do Ensino Especializado da Música, que terá lugar no próximo dia 15 de Fevereiro pelas 15h junto à Assembleia da República.

Apesar das manobras das últimas horas / dias que a Ministra da Educação tem realizado, após a demonstração da unidade das escolas de música expressa no dia 11 de Fevereiro, com o objectivo claro de desmobilizar vontades e de minar as nossas cabeças com pretensas cedências que não são mais do que jogos políticos, vimos apelar à participação de todos na expressão das nossas posições, com uma comparência em peso junto da Assembleia. Muitos outros músicos se juntarão a nós - a Orquestra Sinfónica Portuguesa, por exemplo; a implementarem-se as medidas até agora apresentadas, as repercussões serão de facto graves no tecido musical e cultural do país. Sejamos muitos; estejamos todos.

Os alunos têm vindo a organizar-se sobre a forma de apresentação. Reenviaremos seguidamente a informação.

Recomendações importantes:

1. A concentração faz-se junto à escadaria da AR. Não háverá desfile desde nenhum local até á Assembleia (não está autorizado - nem tão pouco foi pedido).

2. A participação na manifestação é, obviamente, voluntária.

3. Os alunos mais pequenos irão com os pais que assim o entenderem e estarão à sua responsabilidade.

4. Na concentração, todos seremos responsáveis pela segurança dos mais pequenos (e dos menos pequenos com atitudes - desculpem-nos o abuso, eventualmente menos crescidas). Não pode haver correrias - haverá trânsito no local. Respeitar-se-ão as passagens de peões. Os adultos e os jovens mais crescidos deverão fazer, tanto quanto possível, um cordão de segurança junto das crianças que eventualemnte estiverem em seu redor (deverão ser os mais crescidos a rodear os mais pequenos).

5. Não haverá encontrões, apupos aos agentes de segurança, intenções de forçar as barreiras metálicas que seguramente estarão no local. É responsabilidade de todos interpolar quem manifestar estes comportamentos - não são dignos da dignidade da nossa luta; não são dignos das nossas escolas; não são dignos das nossas pessoas. Será melhor precavermo-nos pois poderão existir alguns elementos "infiltrados" cujo objectivo seja denegrir essa mesma luta.

6. Estão previstas intervenções musicais. É essencialmente esse o tom que queremos dar à manifestação, pois a nossa vontade é pelo não silenciamento da música que queremos que as nossas escolas continuem a fazer. As palavras de ordem e os cartazes estarão seguramente em consonância com estes desígnios, o que não significa falta de humor ou sátira inteligente.


Reenviem aos vossos contactos. Fizemos um cordão em torno do Conservatório com a presença das várias escolas. Unimo-nos numa mesma vontade. Estamos a fazer ouvir as nossa vozes e vontades. Não nos podemos auto-silenciar. O momento é de continuar a lutar.

Salvemosconservatórios

Até sexta.

4 comentários:

Filipa Taipina disse...

Por favor! A manifestação devia ser marcada à hora dos telejornais! Um directo na televisão tem um impacto brutal!

Filipa Taipina disse...

AINDA mais, às sextas de tarde não está ninguém no parlamento!!!nem sequer há trabalhos!!!

Anónimo disse...

O tema da Educação Artística foi hoje abordado na sessão plenária da Assembleia da República.

Anónimo disse...

Devia ser mais tarde.
Ha quem tenha aulas a essa hora e nao possa mesmo estar presente antes das 18h!