segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Algumas imagens da Manifestação de hoje aqui

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu estou muito divertido com esta reforma, aposto nos AEC's, e anseio ser "mobilizado" para as escolas primárias.
Ora vejamos os seguintes pontos, oferecendo ao ME novas propostas de modo a enriquecer mais ainda, a nova reforma do ensino especializado da música e não só:
-Abordando primeiro o ensino especializado da música, pressinto um grande entusiasmo por parte das famílias do milhão e meio de alunos, o ter que investir em instrumentos tais como o violoncelo, a harpa, o oboé ou o fagote (etc), que rondam, numa fase inicial, custos entre os 1000 e 5000 euros por cada instrumento(tal como o ensino especializado da música exige). As crianças, que até à data passavam levianamente a tarde a brincar com bonecas e soldados, passarão, sem pedir nada a ninguém, a ter que estudar uma média de duas horas diárias em casa, de modo a garantir progressos, com um acompanhamento indispensável e rigoroso dos pais. Estes ficarão, estou certo, encantados com a mudança. Confesso que observava com preocupação, mas de mãos atadas, o desequilíbrio emocional daquele um milhão e meio de alunos, perante a impossibilidade de vir a estudar um dia os maravilhosos concertos de Rachmaninov, as 6 sonatas e partitas de Bach e toda a vasta obra de Debussy. Com esta reforma, pais e filhos podem finalmente aliviar as suas angustias, pois graças à Sra Ministra, os vossos filhos, quer queiram quer não, com ou sem vocação, terão acesso ao ensino especializado da música que se ensina nos conservatórios a somente (vejam só!) 17.000 alunos.

Mas, de modo a não desequilibrar o ensino nas escolas, deveríamos aperfeiçoar todas as vertentes, seguindo o mesmo raciocínio da Sra Ministra que é, verdade seja dita, genial!

-A ginástica nos ginásios club, são
destinados igualmente a uma elite restrita, desfavorecendo vergonhosamente um milhão e meio de alunos, que anseiam vivamente dar saltos em altura de 5 metros, fazer acrobacias no trapézio, e sempre que possível, correr a maratona. A primeira medida a tomar será extinguir o supletivo ao Sporting, e exigir o ensino integrado para os alunos que queiram seguir desporto como profissão. Em contrapartida, oferecer
aos alunos da primária o mesmo tipo de ensino. Faz todo o sentido!
-O desenho é outra falha gravíssima do nosso ensino, e é aliás um assunto muito debatido entre os pais de um milhão e meio de alunos, o absurdo de não haver um ensino especializado de design nas escolas primárias. É de lamentar que as crianças sejam apenas ensinadas a desenhar patinhos e balõezinhos, e é indispensável dar-lhes a possibilidade de saber desenhar, com toda a perfeição geométrica, a pirâmide do Louvre!
-E para terminar, o ensino especializado do teatro e cinema está muito aquém das expectativas, e é uma lacuna imperdoável! É urgente pôr aquelas crianças todas a decorar Shakespeare, Camões e Racine! Prevejo a euforia de um milhão e meio de alunos!

Acho que sim. Portugal está no caminho certo, e resta-me felicitar a Sra Ministra e seus conselheiros pela admirável reforma, dando provas de um total conhecimento do assunto, assim como um empenho formidável. Poderiam ter optado por ficar calados. Mas não. Optaram por, após longos estudos importantíssimos e que, sobretudo, faziam muita falta,
abrir a boca. Bravo!

NB disse...

Eu apenas quero dizer a todos os que participaram na manifestação de dia 11.
Bravo ! Bravo ! Bravo !

Acreditem ! Eles vão Acordar !

Anne Victorino d'Almeida disse...

Malangatana assinou a petição! Vejam:

14700 MALANGATANA VALENTE NGWENYA AB001281 MAPUTO-MOÇAMBIQUE Sra.Ministra por favor REFLICTA antes de tomar esta decisão.O encerrar dos Conservatorios (em câmara lenta) deixou-me indignado.Os bons músicos portugueses são fruto de anos de trabalho realizado nesta instituição ao longo de tantos anos.Que a musica se mantenha viva!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu espero que na altura de se eleger um novo governo, as pessoas se lembrem que foi necessário morrerem pessoas devido ao fecho de urgências, e nascerem dezenas de bébés nas auto-estradas pelo fecho das maternidades, para o nosso 1º ministro se dignar a demitir o ministro da saúde. Neste momento, é a cultura que querem assassinar. Eu sou (ou fui, sei lá...)PS mas apelo: temos que dar cabo deste governo vergonhoso!Não votem nesta corja! Vamos lutar por um país digno e são! Rua a incompetência! Rua a mediocridade! Rua a corrupção! Queremos um país à altura da UE! Basta de tanta mentira! Estamos fartos!

M. A. Costa disse...

Depois de ver os jornais hoje, e mais particularmente o que disse o (ir)responsável pelo dito estudo, fiquei ainda mais atónita ... obrigado senhores do ME por me explicarem que aos 10 anos já somos adultos! ... - mas que e feito dos votos destes adultos, a suas cartas de condução ... já podem ser eleitos como deputados não é ... será habitual uma menina de 10 anos requerer à interrupção involuntária da gravidez, ou será mais coisa das mais velhas, com 14?

Já agora se voltarem atraz pelo menos em relação aos iniciados, quero ver como vão arranjar miudos entre os 6 e os 9 anos de idade com tamanho suficiente para tocar uma Tuba, um Trombone, um Contrabaixo, uma harpa (mesmo que seja meia-harpa) etc.

O simples facto de tais pessoas existirem no Ministério da (des)Educação, sem a mais pequena luz sobre o que é minimamente necessário para educar alguém para ser um músico.
(Não digam que é por estes imbecis não serem músicos , pois qualquer um quando não sabe... pergunta... eu não sou físico nuclear mas se quiser fazer um inquerito sobre o ensino de tal coisa, pergunto)

- tal é a diarreia mental de alguns.

Meu querido Conservatório Nacional !!!

Sei que os Conservatórios de Aveiro e Coimbra, e a Universidade de Aveiro e mais uns quantos, mostraram que o de Lisboa não está só.

Anónimo disse...

O Conservatório não está só, senhores ! Estamos unidos! O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO! E não será essa mente iluminada por neurónios caquécticos que redigiu essa reforma medonha que nos vai arrasar! Os conservatórios não deixarão que ignorantes assassinem a cultura!
E acredite, senhor professor doutor, no dia que vir algum conservatório com turmas em vez de aulas individuais de instrumento(ó santa ignorância, e ainda gastamos o nosso latim com gente dessa....)vá tratar-se porque será sinal de total alucinação!

Anónimo disse...

Venho informar que o artigo alucinado saído hoje (12.02) com a entrevista feita a Domingos Fernandes está a ser traduzida em inglês, espanhol, alemão e francês, e será mandada aos mais conceituados conservatórios e orquestras da Europa e EStados Unidos.

Anónimo disse...

Não gosta de música? Diverte-se com o analfabetismo? Tem ódio aos professores? Tem fobia às escolas? A cultura dá-lhe comichão? Então é a pessoa que procuramos! Envie o seu CV e candidate-se a Ministro da Educação!

Anónimo disse...

Ah. A ministra só pode estar doida!
Porquê?Porquê?Porquê?
Isto é horrivel. E o que sera a seguir?As escolas? As Creches? As bilbliotecas?


Ah.


No comment . . .

Anónimo disse...

Há que reflectir um pouco em como surge o pensamento desta gente(politicos ou lá como se chamam). Cortar nas artes como a música é encaminhar o homem a uma destruição inevitável. É nao lhe dar um refugio para a alma. No fundo... é quererem que sejamos iguais a eles, perdidos nos tormentos dos seus falhanços e no seu lado obscuro o qual já assumiram perante si, e do qual nao têm escapatória.