quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Todos ao Hemiciclo!

É já esta sexta-feira, dia 29 que a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues vai responder perante o Parlamento sobre a reforma do Ensino Artístico.
Parece ainda que vai ser confrontada com a posição do Ministro da Cultura.
Todos podemos e devemos estar presentes!
Vai acontecer às 10h da manhã e para podermos entrar, devemos chegar às 9.30h, de forma a sermos credenciados...
Até lá!
TODOS JUNTOS SOMOS POUCOS!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Programa "Especial conservatório - Cosmorama- Antena 2

O programa Cosmorama da autoria de Alexandre Branco, na Antena 2, do próximo dia 26 de Fevereiro, 23h (que repete no domingo 2 de Março, 13h), intitulado "Especial Conservatório", tem como temática o historial do Conservatório, desde a sua fundação com Bomtempo até aos nossos dias, onde será dado relevo à problemática das várias reformas por que passou.
No programa serão ouvidas obras de J.D.Bomtempo,V. da Mota, C. Vasconcelos, Ruy Coelho, Lopes-Graça, Ivo Cruz, J.B.Santos, Constança Capedville e Jorge Peixinho, interpretadas por Wagner Diniz, Sequeira Costa, Emídio Coutinho, Olga Pratts, Orq. RDP, Paulo Jorge Ferreira. João Pereira Coutinho e José Bon de Sousa e ainda o Coro de Jazz da EMCN dirigido por Tiago Marques.
Não percam.
Poderão enviar os vossos comentários para cosmorama@programas.rdp.pt - será mais um veículo de transmissão das nossas pretensões.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Apelo em defesa do ensino artístico público

Apelamos a todos:
Músicos; Actores;
Poetas; Bailarinos; Escritores;
Juristas; Operários; Escriturários, Professores;
Médicos; Pintores;...
Apelamos a todos os cidadãos que alguma vez cantaram num coro ou tocaram numa orquestra;
Que gostam de ouvir música;
Que querem ver os seus filhos a aprender música
Que manifestem aos poderes públicos
A sua indignação
Que manifestem a sua preocupação
E o seu empenho na defesa da cultura
Na defesa do nosso património comum
Os Conservatórios são nosso património!

_____________
Envie-nos o seu depoimento para salvemosconservatorios@gmail.com

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Algumas imagens da Concentração em frente à Assembleia da República Aqui.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Programa da Manifestação

MANIFESTAÇÃO CONCERTO

15 de Fevereiro de 2008
Assembleia da República
15 H 00

Abertura
Hino Nacional – Prof. Rui Pinheiro

Silêncio (dirigido pelo maestro Victorino d'almeida)

Discurso de Pais – Crianças à frente
Acordai!

Silêncio

Discurso de Professores
Silêncio

Piano I
Hino Nacional – João Morais (Sopros)

Grande Silêncio

Discurso de outras escolas
Piano II
Acordai! – Maestro Vitorino d' Almeida

Silêncio

Piano III

18.00 – Hino Encerramento


Os Conservatórios São O Nosso Património

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Manifestação - Sexta dia 15/2

Relembramos a manifestação pela defesa do Ensino Especializado da Música, que terá lugar no próximo dia 15 de Fevereiro pelas 15h junto à Assembleia da República.

Apesar das manobras das últimas horas / dias que a Ministra da Educação tem realizado, após a demonstração da unidade das escolas de música expressa no dia 11 de Fevereiro, com o objectivo claro de desmobilizar vontades e de minar as nossas cabeças com pretensas cedências que não são mais do que jogos políticos, vimos apelar à participação de todos na expressão das nossas posições, com uma comparência em peso junto da Assembleia. Muitos outros músicos se juntarão a nós - a Orquestra Sinfónica Portuguesa, por exemplo; a implementarem-se as medidas até agora apresentadas, as repercussões serão de facto graves no tecido musical e cultural do país. Sejamos muitos; estejamos todos.

Os alunos têm vindo a organizar-se sobre a forma de apresentação. Reenviaremos seguidamente a informação.

Recomendações importantes:

1. A concentração faz-se junto à escadaria da AR. Não háverá desfile desde nenhum local até á Assembleia (não está autorizado - nem tão pouco foi pedido).

2. A participação na manifestação é, obviamente, voluntária.

3. Os alunos mais pequenos irão com os pais que assim o entenderem e estarão à sua responsabilidade.

4. Na concentração, todos seremos responsáveis pela segurança dos mais pequenos (e dos menos pequenos com atitudes - desculpem-nos o abuso, eventualmente menos crescidas). Não pode haver correrias - haverá trânsito no local. Respeitar-se-ão as passagens de peões. Os adultos e os jovens mais crescidos deverão fazer, tanto quanto possível, um cordão de segurança junto das crianças que eventualemnte estiverem em seu redor (deverão ser os mais crescidos a rodear os mais pequenos).

5. Não haverá encontrões, apupos aos agentes de segurança, intenções de forçar as barreiras metálicas que seguramente estarão no local. É responsabilidade de todos interpolar quem manifestar estes comportamentos - não são dignos da dignidade da nossa luta; não são dignos das nossas escolas; não são dignos das nossas pessoas. Será melhor precavermo-nos pois poderão existir alguns elementos "infiltrados" cujo objectivo seja denegrir essa mesma luta.

6. Estão previstas intervenções musicais. É essencialmente esse o tom que queremos dar à manifestação, pois a nossa vontade é pelo não silenciamento da música que queremos que as nossas escolas continuem a fazer. As palavras de ordem e os cartazes estarão seguramente em consonância com estes desígnios, o que não significa falta de humor ou sátira inteligente.


Reenviem aos vossos contactos. Fizemos um cordão em torno do Conservatório com a presença das várias escolas. Unimo-nos numa mesma vontade. Estamos a fazer ouvir as nossa vozes e vontades. Não nos podemos auto-silenciar. O momento é de continuar a lutar.

Salvemosconservatórios

Até sexta.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Todos à Assembleia da Républica, esta Sexta-Feira, dia 15, das 15h às 19h...
Concentração ao fundo escadaria

TODOS JUNTOS SOMOS POUCOS!

PROPOSTA

Esta é a proposta elaborada por professores das escolas de música informalmente reunidos em Lisboa no dia 11 de Fevereiro. Solicitamos que divulguem e se pronunciem relativamente à mesma, até ao dia 14 de Fevereiro, para este e-mail. Caso esta mereça a vossa aprovação, transmitiremos sob a forma de comunicado estas posições à comunicação social e ao Ministério. Mais solicitamos que indiquem os professores, encarregados de educação e alunos que deverão integrar a Comissão.
____________________________
PROPOSTA

A reforma que o Ministério de Educação pretende implementar com base num estudo amplamente contestado pela comunidade musical do país, deve ser profundamente reformulada em verdadeira colaboração com os profissionais do ensino especializado da música.
Em Assembleia informal de professores (onde estiveram presentes docentes da Escola de Música do Conservatório Nacional, Conservatório de Coimbra, Conservatório de Aveiro, Universidade de Aveiro), realizada na sequência da concentração do dia 11 de Fevereiro de 2008 junto ao Conservatório de Lisboa, que contou igualmente com a presença de alunos, encarregados de educação e pais, foi aprovada a seguinte proposta:

1 – Criação de uma Comissão Coordenadora paritária nacional com o objectivo de elaborar um documento base com as linhas de fundamentação da reforma que aceitamos negociar (onde as iniciações, o ensino supletivo e o curso de canto estejam, incondicionalmente, incluídos).

2 – A comissão atrás definida deverá ser formada por professores de todas as escolas oficiais (2 por escola), representantes dos encarregados de educação (1 por escola) e representantes dos alunos (1 por escola).

3 – A reformulação dos fundamentos da reforma, enunciados no ponto 1, deverá ser trabalhada em reuniões entre a Comissão Coordenadora anteriormente referida e o Ministério. Só após isto, deverão ser reiniciadas as reuniões com cada escola.

4 – Continuar com as acções de informação (à população em geral e comunicação social) e outras, que poderão conduzir, em última instância a um processo de greve, até que a Comissão Coordenadora seja ouvida.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Algumas imagens da Manifestação de hoje aqui